O Que é Um Notebook Remanufaturado de Fábrica

Você já deve ter visto em algum lugar publicações ou anúncios sobre notebook remanufaturado de fábrica, mas você sabe exatamente o que eles significam, se eles são bons e tem qualidade. Hoje vamos tirar essas dúvidas e explicar detalhadamente todos os conceitos sobre “refurbished laptops”, termo muito conhecido nos Estados Unidos.

Sim nos Estados Unidos essa expressão é muito popular, inclusive grandes sites de renome como Apple, Dell, HP e empresas de varejo como Best Buy, Amazon, Walmart. Já no Brasil esse termo é discutido com desconfiança, fazendo referência com produtos de má qualidade, quando se tratando de eletrônicos. Mas mesmo assim existe alguns sites sérios onde vamos citar aqui.

O que significa notebook refurbished?

Traduzindo para o português conhecemos eles como remanufaturados, esse termo é bem conhecido aqui no Brasil quando falamos dos cartuchos de impressoras. No caso de um notebook remanufaturado de fábrica é um pouco diferente, eles geralmente tem pequenos mecanismos substituídos e uma leve limpeza. Já nos cartucho é feita uma limpeza extrema, a tinta e introduzida novamente e a embalagem é nova.

Toda venda desse produto se inicia de um defeito de fábrica encontrado, em que na maioria das vezes podem ser concertados. Vamos citar um exemplo: um laptop recém comprado em uma loja, depois de umas duas semanas de uso apresentou problema em algum equipamento físico, como memória, processador, tela, teclado, ou também em algum software, como bios, sistema operacional. A primeira coisa que uma pessoa vai realizar e levar esse equipamento na fabricante, e-commerce, distribuidora, loja autorizada ou em um comércio local.

O estado que esses equipamentos são disponibilizados no mercado nem sempre é usado, existindo muitos casos onde tem pouco uso ou até mesmo nem foi ligado.

Veja Também:
O que são realmente notebooks custo benefício?

Resenha completa do Notebook Dell inspiron i15-5566-a10p

O processo de um notebook remanufaturado de fábrica

Quando as empresas recebem um produto nesse estado, percebem que ele está em um estado completamente novo, em seguida encaminham o equipamento para a fabricante. Ela mesmo vai analisar o problema, viabilizar se os custos valem a pena consultando com sua área técnica e depois autorizar o concerto do mesmo.

A área técnica dessas grandes empresas geralmente são bem rígidas em testes, mesmo depois de consertar o equipamento, não importando o estado dele. Recebendo também novos componentes como, manuais, carregadores até mesmo se for preciso a carcaça.

Existem casos onde mesmo consertando o aparelho eles aparecem novamente, ou até mesmo com problemas diferentes. Nesse momento o notebook e removido na mesma hora do processo de remanufatura.

No final do processo de remanufatura, acontece o recebimento de novas embalagens (geralmente genéricas) e equipamentos essenciais. A fabricante em seguida entra em contato com várias lojas e fornecedores especializados no setor, oferecendo preços que na sua maioria gira em torno de até 50% no valor inicial.

Onde posso comprar?

Como visto anteriormente notebooks refurbisheds são muito comuns nos estados unidos, mas como anda o mercado brasileiro?

Por enquanto aqui em terras tupiniquins a única grande empresa que vende notebook remanufatorado é a Lenovo, com o seu e-commerce Outlet | Lenovo Brasil. No e-commerce da empresa você encontra notebooks novos, recondicionado, semi-novo e avariado.

Também tem uma empresa que vem crescendo muito, que se chama Saldão da Informática. Ela oferece uma gama enorme de marcas e modelos de diferentes empresas. Todos os eletrônicos vem com a garantia da própria empresa.

As condições variam muito, desde um produto novo até usado, mas todos eles tem as suas funcionalidades preservadas. O site separa por duas categorias os recertificados que são produtos de fábrica concertados (eletrônicos refurbished) e os revisados que são o fruto de uma recompra no mercado (usado).

Os recertificados são separados por mais três níveis de condições, que são: Ouro, Prata e Broze. Já os revisados são: Ótimo, Bom e regular. Todos os aparelhos vendidos também possuem garantia pela própria empresa.

Vale a pena comprar?

A resposta é que depende de você. Já tivemos experiência com notebook remanufaturado de fábrica e os equipamentos vêm mesmo com todas suas funcionalidades. O que depende é de seu bolso, para se ter uma ideia esse mercado oferece uma bom custo benefício chegando até 50% de desconto. Se você não se importa com equipamentos que já foram consertados ou até mesmo usados, não tem nenhum problema. Mas antes de tudo avalie o site, com ferramentas como Reclame Aqui e se o ele fornece uma garantia.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *