Intel HD Graphics 650 é Boa? Review e benchmark em jogos

A Intel HD Graphics 650 é Boa? Acesse agora para ver todas as especificações, review, benchmark em vários jogos e saiba quais games rodam na GPU integrada.

O modelo de GPU integrada de hoje, tem sua construção baseada nos modelos de processadores da família Kaby Lake, lançados no início de 2017. Essa placa é a sucessora direta da Intel Iris Graphics 550 da linha Skylake. A Iris Plus 650, está presente em processadores que trabalham com 28 watts, ela também tem 64 MB de memória eDRAM dedicada.

A velocidade máxima de Clock que essa GPU pode alcançar é 1100 MHz, trabalhando com 48 unidade de execução, além da memória cache dDRAM, a 650 podem também acessar a memória RAM do sistema.

Um dos modelos que usam essa placa integrada é o processador Intel Core i7-7567U. Para motivos de comparação, a 650 tem poder de fogo parecido com a Nvidia GeForce 930M com memória dedicada.

Intel HD Graphics 650 especificações:

Velocidade do GPU: 300 MHz.

Velocidade do GPU Turbo: 1100 MHz.

Memória dedicada: 64 MB.

Tecnologia: 14 nm.

Arquitetura: Kaby Lake.

Data de Lançamento: 03/01/2017.

Intel HD Graphics 650 em jogos

Intel HD Graphics 650 é Boa Review e benchmark em jogos

Com os resultados apresentados, percebemos que o desempenho em games com gráficos intermediários. Para ter uma ideia, vamos destacar alguns exemplos como: Overwatch apresentou 57 frames na configuração gráfica média e BioShock Infinite também no preset médio com 54 FPS.

Até mesmo em casos de gráficos pesados, temo um resultado bom, como no caso do GTA V que ficou com 50 FPS na configuração gráfica média. Títulos extremamente pesados com Battlefield 1 que na configuração média atingiu 29 frames, se você apenas baixar a qualidade gráfica e colocar na resolução 720p, vai ter 46 FPS, que é uma média de frames bem interessante.

Cuidado em escolher games lançamentos, pois eles vão apresentar uma gameplay com menos de 30 FPS. Títulos como: Mass Effect Andromeda, Ghost Recon Wildlands lançados em 2017, Deus Ex Mankind Divided, Rise of The Tomb Raider de 2016, The Witcher 3 de 2015, entre outros. Devido esses títulos terem um consumo absurdo da GPU, a placa integrada vai ter dificuldade e pode apresentar travamentos.

Leia Também:

Intel HD Graphics 6100 é Boa? Review e benchmark em jogos

Games mais leves vão ser bem tranquilos para essa placa, alguns exemplos que podemos citar são: Counter-Strike: GO, The Sim 4, Age of Empires III, GTA San Andreas, League of Legends, Rocket League, Warcraft III, Roller Coaster Tycoon 3, Need for Speed World, Battlefield Bad Company 2, Call of Duty: Moder Warfare 2, entre outros.

Intel HD Graphics 650 em programas pesados

No caso de aplicações mais leves, fique bem tranquilo, pois essa placa de vídeo integrada vai dar conta, alguns que podemos citar são: Microsoft Excel, Power Point ou Word, navegadores da internet e para assistir vídeos/filmes em Full HD.

Programas com exigência de hardware intermediárias, como no caso do Adobe Photoshop ou Corel Draw (edição de imagem), Audacity ou Sony Sound Forge (edição de áudio), também vão funcionar tranquilamente.

Use programas extremamente pesados com um pouco de cautela (em uso profissional ou para trabalho), mas se o seu caso for apenas para tarefas cotidianas pode usar normalmente. Alguns exemplos que podemos citar são: Editores de vídeos (Vegas Pro ou Adobe Premier Pro) e modeladores 3D (Auto Cad ou Blender).

Para o uso profissional, o mínimo seria utilizar 4GB de memória RAM juntamente com uma placa de vídeo dedicada com 1GB. Já para uma configuração recomendada, opte por 8GB de RAM e uma placa dedicada com 2GB.

Conclusão

Essa GPU Integrada faz um bom trabalho na maioria dos softwares do mercado (um pouco de cuidado com apenas com programas extremamente pesado). No caso de games, pode escolher tranquilamente títulos leves e intermediários, até mesmo lançamentos.

Quando for escolher jogos pesados (GTA V, Rainbow Six Siege) prefira títulos lançados até 2015. Acima dessa data (como The Witcher 3 ou The Division), alguns podem ocasionar uma sobrecarga no processador gráfico e também a memória compartilhada não vai proporcionar um bom resultado. Uma solução para esses games é configurar no minimo e selecionar a resolução 720p ou 768p e em casos extremos 600p ou 400p. Mas lembrando que as taxas de frames desses casos podem ser ainda baixas.

Veja Também:

Especificações e Análise da Intel hd Graphics 4000

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *