Intel HD Graphics 6100 é Boa? Review e benchmark em jogos

A Intel HD Graphics 6100 é Boa? Acesse e veja todas as especificações, review, benchmark em vários jogos e saiba quais games rodam na placa integrada.

Essa placa de vídeo integrada é da família Broadwell da Intel, lançada exatamente no ano de 2015. Foi especificamente desenvolvida para processadores de baixo consumo de energia, como por exemplo no caso do i5-5257U, onde o mesmo tem um consumo energético de 28 W (também conhecido como TDP).

As versões em processadores i3, oferecem 47 Unidades de Processamento, enquanto os i5 e i7 vem com 48. A frequência da GPU integrada pode atingir até 1100 MHz, variando um pouco dependendo do modelo de seu processador.

Quando comparamos ela com outras GPUs, temos uma performance muito parecida com a HD Graphics 6000, mas com a diferença no consumo de energia, onde a 6100 consome 28 W e a 6000 apenas 15 W de TDP. Ela passa sua antecessora Iris Graphics 5100 em cerca de 25% a mais de performance, ela tem também praticamente os mesmos resultados de uma placa de vídeo dedicada GeForce 820M.

Intel HD Graphics 6100 especificações:

Velocidade do GPU: 300 MHz.

Velocidade do GPU Turbo: 1100 MHz.

Tipo de Memória: compartilhada.

Tecnologia: 14 nm.

Arquitetura: Broadwell.

Data de Lançamento: 05/01/2015.

Intel HD Graphics 6100 em jogos

Intel HD Graphics 6100 é Boa Review e benchmark em jogos

Pelo que observamos ela tem um melhor desempenho em jogos mais leves e alguns graficamente intermediários um pouco mais antigos. Como por exemplo: o The Sims 4 do ano de 2014 apresentou 55 frames na qualidade média, o Counter-Strike: GO de 2012 ficou com 81 FPS também no médio.

Alguns games mesmo não sendo tão pesados como o Dirt Rally de 2015 e Tomb Raider de 2013, ficaram com menos de 30 frames na qualidade gráfica média, mas em compensação apresentaram uma boa margem de FPS na qualidade baixa, não só esses dois exemplos, mas muitos títulos apresentaram a mesma resposta, sendo o recomendado colocar a maioria dos games no mínimo.

Acesse Também:

Intel HD Graphics 640 é Boa? Review e benchmark em jogos

Quando partimos para títulos pesados como Battlefield 4, mesmo na qualidade baixa ele fica com 35 frames e GTA V na mesma configuração com 28 FPS. A gameplay com essa taxa de frames é um pouco complicada, principalmente no caso do GTA, onde vai ser possível percebem travamentos.

Intel HD Graphics 6100 em programas pesados

Pode ficar à vontade em utilizar aplicações mais leve, como o Microsoft Power Point, Excel ou Word, navegadores da internet e assistir filmes/vídeos em Full HD.

Também usufruir de programas para edição de áudio (Sony Sound Forge ou Audacity) e editores de imagens (Corel Draw ou Adobe Photoshop).

Use com muita moderação editores de vídeos (Vegas Pro ou Adobre Premier Pro) e modeladores 3D (Auto Cad ou Blender), principalmente por utilizar memória compartilhada e um processamento de GPU menor que placas dedicadas mais novas.

A configuração mínima para essas aplicações, seria ter uma placa dedicada com 1GB de memória acompanhada de 4GB de RAM. O recomendado já seria 8GB de memória RAM e uma GPU dedicada com 2GB de memória.

Conclusão

Essa GPU integrada é para usuário que usam programas mais leves e até mesmo intermediários (quando se tratando de uso de Hardware). Para jogos o recomendado seria escolher títulos leves e alguns graficamente intermediários (lançados até 2015), não se esquecendo de configurar no mínimo e colocar na resolução 720p ou 768p.

Como exemplo de títulos leves que podem ser rodados, podemos citar: Counter-Strike: Source, Battlefield 2, League of Legends, Dota, Warcraft, Roller Coaster Tycoon 3, Age of Empires III, Need for Speed Carbon, The Sims 4, entre outros.

No caso de jogos graficamente intermediários, como exemplos podemos destacar: Farming Simulator 17, FIFA 16, Need for Speed World, GRID: Autosport, Call of Duty Modern Warfare 2, Tomb Raider 2013, entre outros.

Leia Também:

Review e especificações da Intel hd Graphics 4000

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *